Pesquisar por:   
 
Erasmus para Jovens Empreendedores
Já conheces o Erasmus para Jovens Empreendedores?

 



 

A Startup Madeira, em parceria com a Secretaria Regional da Economia Turismo e Cultura da Madeira, está a dinamizar um programa de estímulo ao Empreendedorismo chamado Erasmus para Jovens Empreendedores. Este é um programa que ajuda os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa. Os novos empreendedores reúnem-se e trocam conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses. A estadia é parcialmente financiada pela Comissão Europeia.

Este intercâmbio não tem qualquer tipo de custos para o empreendedor de acolhimento, visto que os Novos Empreendedores recebem uma bolsa paga pela comissão europeia.

A participação ativa no programa possibilita a quem pretende criar a sua própria empresa o acesso a um vasto conjunto de benefícios de ajuda para o sucesso na gestão ou arranque de um negócio.
A estadia junto de um empreendedor experiente noutro país participante no programa, permite ganhar competências, em primeira mão sobre arranque de negócios num vasto conjunto de áreas, tais como: marketing/vendas, contabilidade financeira, relação com o cliente, finanças comerciais, etc. Terá também a oportunidade de melhorar o seu plano de negócios.

Enquanto empreendedor de acolhimento, poderás beneficiar de novas ideias sobre o teu negócio, vindas de um jovem empreendedor motivado. Ele poderá ter competências ou conhecimento em áreas que não são dominadas por ti e que podes vir a complementar. A maioria dos empreendedores apreciaram tanto a experiência que decidiram acolher posteriormente outros novos empreendedores.

Trata-se realmente de uma colaboração de ganho mútuo através da qual ambos poderão descobrir novos mercados ou parceiros de negócio europeus e novas formas de fazer negócios.

A longo prazo, beneficiarás de uma ampla oportunidade de trabalho em rede e, possivelmente, decidirás continuar a colaboração de ambos sob a forma de parceria de negócio a longo prazo (ex. empresas comuns, atividades de subcontratação, relações de contratante-fornecedor, etc.).

Enquanto empreendedor de acolhimento, poderás participar no programa se:

• Tiveres residência permanente num dos países participantes no programa;
• Fores proprietário-gestor de uma pequena ou média empresa OU estiveres diretamente envolvido em empreendedorismo ao nível de Conselho de Administração de PMEs;
• Estiveres a gerir uma empresa há vários anos (seja em nome individual ou não);
• Pretenderes partilhar o teu conhecimento e experiência com um novo empreendedor e atuar como mentor.

Enquanto empreendedor de acolhimento participante no programa, beneficiarás com o intercâmbio, pela oportunidade de:

• Trabalhar com um novo empreendedor enérgico e motivado que poderá dar uma contribuição para o teu negócio com ideias inovadoras, novas competências e conhecimento;
• Beneficiar de um "olhar novo” sobre o teu negócio e de conhecimento específico que o novo empreendedor possa deter e que não seja por ti dominado;
• Atuar como coach ou mentor;
• Aprender sobre mercados externos, expandir as tuas oportunidades de negócio e participar em atividades transfronteiriças;
• Interagir com empreendedores de outros países e ter oportunidades de colaboração com eles;
• Trabalhar em rede e construir relações fortes que podem ser mutuamente úteis em termos de consultoria, referências de negócios e para encontrar parceiros de negócio no estrangeiro;
• Melhorar as tuas competências linguísticas;
• A grande maioria dos empreendedores gostou tanto da experiência que decidiu acolher posteriormente outros novos empreendedores!


Precisas de mais informações?

www.startupmadeira.eu | 291723000 | eye@startupmadeira.eu