A formação profissional é cada vez mais um elemento de maior preponderância na saúde e longevidade das empresas, sendo para tal necessário que os empresários estejam sensibilizados para a introdução e atualização de conhecimentos e competências, por parte dos seus colaboradores e dos próprios, sempre com a consciência que tal é fundamental para que o comboio do desenvolvimento e competitividade não se desloque demasiado depressa em relação à sua realidade empresarial.


A ACIF-CCIM, através do seu Departamento de Formação e Projetos, promove e implementa planos de formação adequados às necessidades dos associados e da Região.

O Departamento de Formação e Projetos tem por missão, por um lado, diagnosticar as necessidades de formação dos seus associados, bem como da Região, procurando, sempre que possível, promover e implementar ações de formação no âmbito dos apoios financeiros comunitários, nacionais ou regionais.

Contam-se ainda entre os objetivos e atribuições deste departamento a elaboração de projetos e de processos, por exemplo de acreditação, com vista a um crescente reconhecimento das competências específicas desta Associação no que toca a assuntos relacionados com a formação, viabilizando-se a este nível, uma intervenção mais eficaz e profissional no mercado regional.

De salientar que a conceção e organização dos programas de formação é normalmente desenvolvida em parceria com entidades externas à Associação.

Contudo, não basta apenas diagnosticar e realizar ações de formação, é fundamental acompanhar e principalmente avaliar todas estas iniciativas. Nesse sentido, são elaborados relatórios de avaliação de cada uma das ações de formação realizadas, por forma a identificar oportunidades de melhoria e adequar as necessidades de formação à conceção e realização das ações de formação.

Para mais informações, contacte o Departamento de Formação e Projetos.