A Associação Comercial e Industrial do Funchal foi fundada a 20 de janeiro de 1836.

Foi a partir de 1976 que esta associação passou a designar-se “Associação Comercial e Industrial do Funchal” (ACIF), em virtude do crescimento do peso do setor industrial na economia regional.

Em 1985, dado o seu contributo para a promoção das atividades económicas da Região Autónoma da Madeira (RAM), foi declarada Instituição de Utilidade Pública e, em 1994, tornou-se igualmente Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (CCIM).

No dia 31 de março de 2005, a ACIF-CCIM e o Governo Regional, em parceria, fundaram a Agência de Promoção da Região Autónoma da Madeira – APM.

Hoje, a ACIF-CCIM é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, que, enquanto associação empresarial, representa as empresas que exercem a sua atividade na RAM nas áreas do Comércio e Serviços, da Indústria e do Turismo, tendo, neste momento, associadas cerca de 800 empresas (comércio 42%, serviços 29%, turismo 18%, indústria 11%). Como Câmara de Comércio e Indústria, as suas responsabilidades alargam-se, obrigando a intervenções de caráter mais geral, ao nível do território regional.