Painel PME sobre a Iniciativa Produtos Sustentáveis

EEN, Noticias

 In EEN, Noticias

No âmbito da atividade da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas, cofinanciado pela Comissão Europeia e representado na Madeira pela ACIF-CCIM, solicitamos a Vossa colaboração na resposta ao seguinte inquérito sobre a Iniciativa Produtos Sustentáveis, até ao dia 14 de junho 2021.

 

A presente consulta visa recolher os pontos de vista das pequenas e médias empresas sobre a Iniciativa Produtos Sustentáveis. Esta iniciativa foi anunciada pela Comissão Europeia no ano passado, no Plano de Ação para a Economia Circular, e deverá ficar concluída no final de 2021. O seu objetivo é garantir que os produtos colocados no mercado da UE sejam compatíveis com uma economia circular, climaticamente neutra e eficiente em termos de recursos, bem como reduzir os resíduos e assegurar que o desempenho dos pioneiros da sustentabilidade se torne progressivamente a norma. 

Uma parte essencial da Iniciativa Produtos Sustentáveis será o alargamento do âmbito de aplicação da Diretiva Conceção Ecológica para lá dos produtos relacionados com o consumo de energia, de modo a que esta possa aplicar-se à gama mais vasta possível de produtos e assim produzir resultados em termos de circularidade. O Plano de Ação para a Economia Circular identifica uma lista de cadeias de valor que devem ser consideradas prioritárias no âmbito da Iniciativa Produtos Sustentáveis, mas esclarece que serão identificados outros grupos de produtos com base no seu impacto ambiental e potencial de circularidade. 

No contexto deste inquérito, entende-se por produtos sustentáveis os bens e serviços concebidos para ter uma vida útil longa. Trata-se de produtos duradouros, reparáveis e atualizáveis, fabricados com um impacto mínimo no ambiente. Os seus impactos e emissões são minimizados ao longo de todo o seu ciclo de vida. Alguns podem ostentar o rótulo ecológico da UE, o que facilita a sua identificação no mercado.  

A presente consulta dirige-se às pequenas e médias empresas com o intuito de recolher opiniões e dados relevantes sobre as medidas previstas.

Responder ao inquérito

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do telefone 291206800 ou, alternativamente, através do e-mail: [email protected]

 

Start typing and press Enter to search