A ACIF-CCIM PARTICIPA NA I MISSÃO DE COOPERAÇÃO MERCAMARKT

Noticias, projetos

 In Noticias, projetos

Melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais na área de cooperação MAC

 

 

Terá lugar nos dias 5 e 6 de setembro de 2021, a I Missão de Cooperação no âmbito do projeto MERCAMARKT, em Teguise (Lanzarote). Devido às contingências atuais causadas pela pandemia COVID-19, esta missão terá uma componente presencial, contando para o efeito com os parceiros canários e portugueses, e também terá uma componente via streaming permitindo a participação dos parceiros africanos.

O projeto MERCAMARKT faz parte do eixo prioritário 2 “Melhorar a competitividade das empresas”, do programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020. O principal objetivo é melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais na área de cooperação MAC.

Breve enquadramento:

Os mercados agrícolas e artesanais são centros de venda de produtos hortofrutícolas, pecuários, piscícolas, artesanais, pasteleiros, florais e ornamentais. No entanto, os mercados e os seus produtores enfrentam uma série de desafios: baixa diversificação e valorização da produção local, ineficácias de gestão/promoção, problemas de espaço/equipamento, baixa utilização das TIC e necessidades de formação (técnica e comercial). Portanto, o projeto MERCAMARKT tem como objetivos:

1) Refletir sobre o conceito de mercado agrícola e artesanal;

2) Definir um plano de competitividade (desenvolvimento empresarial, qualidade, marketing, inovação e formação) para os nossos mercados e para os nossos produtores;

3) Melhorar a comercialização dos nossos produtos locais.

 

Parceiros do projeto MERCAMARKT

Os territórios que fazem parte do projeto são: 1) as Ilhas Canárias, especificamente os municípios de Teguise, Granadilla de Abona, Puntagorda e Vallehermoso; 2) Madeira, com o município de Câmara de Lobos; 3) Açores, especificamente Vila Franca do Campo; 4) Cabo Verde, especificamente os municípios da Praia (ilha de Santiago) e do Sal (ilha do Sal); e 5) Senegal, especificamente Dakar.

Os parceiros têm como tarefa implementar as diferentes ações no seu território, e realizar as ações de comunicação e coordenação do projeto, em conformidade com o acordo de cooperação transnacional.

O Município de Teguise é o principal beneficiário do projeto MERCAMARKT, ou seja, é o principal representante do projeto. Garante a implementação técnica e financeira, e assegura a coordenação e comunicação entre os parceiros. É também responsável pela organização de missões de cooperação como esta 1ª missão de cooperação MERCAMARKT.

 

A ACIF-CCIM e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos são as entidades parceiras neste projeto, representando a Madeira com o Mercado do Estreito de Câmara de Lobos.

Start typing and press Enter to search