Painel PME sobre Atrasos de Pagamentos

EEN, Noticias

 In EEN, Noticias

No âmbito da atividade da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas, cofinanciado pela Comissão Europeia e representado na Madeira pela ACIF-CCIM, solicitamos a Vossa colaboração na resposta ao seguinte inquérito sobre Atrasos de Pagamentos, até ao dia 14 de outubro 2021.

A presente consulta realiza-se no âmbito do estudo «Criar uma cultura de pagamento responsável na UE: melhorar a eficácia da diretiva relativa aos atrasos de pagamento (2011/7/UE)». Lançado pela DG GROW da Comissão Europeia, o estudo destina-se a identificar medidas para evitar atrasos de pagamento e atenuar os seus efeitos.  

A consulta destina-se a recolher informações sobre quatro aspetos: (i) as principais características das condições de pagamento adotadas pelas empresas, (ii) a experiência das empresas com práticas de pagamento desleais, (iii) o tratamento por parte das empresas de litígios relativos a atrasos de pagamento, (iv) a opinião das empresas sobre possíveis medidas políticas de combate aos atrasos de pagamento.  

A consulta destina-se às pequenas e médias empresas (PME) ativas em todos os setores. No entanto, centra-se apenas nas condições de pagamento das transações entre empresas (B2B). Assim, os retalhistas e as empresas que trabalhem sobretudo diretamente com os consumidores e/ou com as administrações públicas estão excluídos da consulta. 

Os campos assinalados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

RESPONDER AO INQUÉRITO

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do telefone 291206800 ou, alternativamente, através do e-mail: [email protected]

Start typing and press Enter to search