Balanço da I Missão de Cooperação MERCAMARKT

Noticias, projetos

 In Noticias, projetos

Melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais na área de cooperação MAC

 

 

A I Missão de Cooperação no âmbito do projeto MERCAMARKT teve lugar nos dias 5 e 6 de setembro, em Teguise (Lanzarote), contando com os parceiros portugueses, canários e cabo verdianos. Os parceiros africanos também conseguiram participar no evento, via streaming.

O primeiro dia foi repleto de visitas, iniciando-se com o “Mercadillo de la Villa de Teguise”. Aqui, os participantes foram divididos em três equipas, Consumidores, Profissionais e Turistas, com o objetivo de analisar o mercadillo em cada uma das perspetivas. 

Seguiu-se a ida à Casa da Cultura, onde foi apresentado o artesanato tradicional de Teguise “La Roseta”. A Quinta Ecológica Machinda e a Fábrica de Queijo El Faro encerraram as visitas agendadas.

O I Seminário Transnacional MERCAMARKT teve lugar no dia seguinte, a 6 de setembro. Foram apresentados os mercados agrícolas e artesanais de cada um dos parceiros, nomeadamente:

  • Mercado do Município de Puntagorda – Ilha La Palma
  • Mercado do Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira
  • Mercados de Cabo Verde

Seguiu-se um debate sobre a agricultura e artesanato em Teguise.

Cumprindo a ordem de trabalhos prevista para este dia, o Workshop Técnico MERCAMARKT permitiu a preparação dos inquéritos a realizar aos mercados.

O Comité de Acompanhamento MERCAMARKT definiu a realização de 3 encontros, a acontecer brevemente em Portugal, Cabo Verde e em Canárias.

Importa referir que o projeto MERCAMARKT faz parte do eixo prioritário 2 “Melhorar a competitividade das empresas”, do programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020. O principal objetivo é melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais na área de cooperação MAC.

A ACIF-CCIM e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos são as entidades parceiras neste projeto, representando a Madeira com o Mercado do Estreito de Câmara de Lobos.

Start typing and press Enter to search