Encontro transacional do Projeto SABOREA

Eventos, projetos

 In Eventos, projetos

Comitiva da Madeira, acompanhada pelo Chef Yves Gautier, marcou presença no encontro transacional do Projeto SABOREA, em La Palma

 

Teve lugar nos dias 29 de novembro e 1 de dezembro, em La Palma, o encontro transacional do projeto SABOREA, que reuniu parceiros da Madeira, Lanzarote, La Palma, Fuerteventura, Cabo Verde e Mauritânia.

O SABOREA, projeto apoiado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, visa resgatar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do Espaço Atlântico, potenciando a troca de conhecimento e de experiências entre entidades e profissionais de cada Região, de forma a serem definidas estratégias conjuntas de promoção e de enriquecimento da gastronomia dos diversos territórios.

A Madeira está representada no SABOREA através dos seguintes parceiros: Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA), a Direção Regional de Turismo, a Universidade da Madeira – Uma e a Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA Madeira).

No primeiro dia do encontro, realizou-se uma Mesa Redonda sobre Gastronomia e Sustentabilidade, seguindo-se um show cooking, numa das praças da cidade de Santa Cruz de La Palma, com a participação de 4 Chef’s provenientes das regiões participantes do projeto, onde os parceiros e turistas tiveram a oportunidades de degustar algumas das suas melhores criações, que evidenciavam os produtos típicos de cada localidade.

O Chef Yves Gautier, a convite dos parceiros da Madeira, marcou presença neste evento gastronómico, que incluiu também uma mostra dos produtos tradicionais de cada Região, tendo apresentado um prato onde a sidra da Madeira esteve em destaque.

A parte da tarde, deste primeiro dia do encontro, foi reservada para uma reunião de acompanhamento e planeamento das próximas atividades, a executar até outubro de 2023, data em que termina este projeto.

O segundo dia deste encontro foi dedicado a conhecer algumas das empresas mais conceituadas da ilha de La Palma, relacionadas com a agricultura e produção ecológica e sustentável.

 

 

Start typing and press Enter to search