A Rota Arqueológica da Ponta de São Lourenço esteve em destaque no projeto U-Mar.

projetos, Uncategorized

 In projetos, Uncategorized

A ACIF-CCIM participou em janeiro no encontro transnacional dos parceiros do Projeto U-Mar, que decorreu em Cádis, com o objetivo de analisar o ponto de situação das atividades desenvolvidas e definir novas metas de trabalho.

O projeto U-Mar, financiado no âmbito do programa Erasmus Plus, envolve a participação de diversos parceiros de Itália, Croácia, Espanha, Chipre e Portugal e tem como intuito valorizar o património cultural subaquático e promovê-lo enquanto novo produto turístico de excelência.

A primeira etapa deste projeto foi a definição dos conteúdos programáticos para o curso de e-learning que está a ser desenhado para os operadores turísticos e culturais de todas as regiões envolvidas, com o intuito de aumentar o conhecimento destes profissionais sobre a arqueologia subaquática e a importância da sua gestão e preservação, enquanto património cultural e produto turístico de excelência.

Na Madeira, a rota arqueológica subaquática da Ponta de São Lourenço, onde se encontra o navio SS Newton, um vapor britânico, que naufragou no Sec XIX, em 1881, vindo de São Salvador da Baía, carregado de café e açúcar, será alvo de um capítulo numa das unidades do curso de formação.

Refira-se que esta rota arqueológica foi alvo de um levantamento histórico completo, em 2021, no âmbito do projeto Margullar, financiando pelo Programa INTERREG Madeira 14-20, que permitiu a inventariação e a catalogação dos bens arqueológicos descobertos neste local, com registos fotográficos e de vídeo e, consequentemente, a criação de um roteiro turístico para um novo segmento de mercado.

Recentemente esta rota arqueológica foi distinguida com uma menção honrosa no prémio “Adote um Naufrágio”, pela Sociedade de Arqueologia Náutica.

A próxima reunião está agendada para junho, no Chipre, e servirá essencialmente para validar a conceção da plataforma tecnológica que irá ser desenvolvida pelos parceiros para suporte da ação de formação.

Start typing and press Enter to search