ACIF marca presença na primeira reunião de lançamento do projeto TWINNEDbySTARS

projetos

 In projetos

A ilha de Gran Canaria acolheu o lançamento do projeto TWINNEDbySTARS, uma iniciativa que visa transformar as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia em destinos de ecoturismo marítimo reconhecidos internacionalmente. Esta iniciativa foi concebida com o objetivo de aproveitar os benefícios do turismo para conservar a biodiversidade marinha e mitigar as alterações climáticas.

A reunião inicial deste projeto europeu realizou-se na quarta-feira, 25 de outubro, no Parque Científico-Tecnológico da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Seguiu-se, na quinta-feira, 26 de outubro, uma apresentação pública oficial que contou com a presença de entidades políticas locais e demais interessados, em Las Palmas de Gran Canaria.

O projeto TWINNEDbySTARS teve início nas Ilhas Canárias, com a ajuda do Instituto TIDES da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. O consórcio é composto por nove parceiros estratégicos de quatro regiões ultraperiféricas da EU: Açores, Canárias, Martinica e Madeira (através da ACIF-CCIM), e por uma organização multinacional que representa o setor da náutica de recreio e do turismo marítimo na Europa.

O projeto baseia-se no sucesso de projetos anteriores e de redes de cooperação inter-regional na região da Macaronésia. Com base nestas experiências e incentivando a participação das comunidades locais, o TWINNEDbySTARS irá desenvolver e testar produtos transformadores de ecoturismo marítimo e costeiro. A educação ambiental marinha a bordo, a navegação e a observação respeitosa são alguns exemplos de boas práticas que serão consideradas na conceção de produtos ecoturísticos inovadores.

Durante a segunda fase do projeto, será cuidadosamente criado um programa de desenvolvimento de capacidades que visa sensibilizar e fornecer às empresas turísticas e outras partes interessadas relevantes as ferramentas para acelerar a transição digital e verde e identificar oportunidades de inovação aberta e social com outros agentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.

Além disso, o consórcio analisará os produtos costeiros e marinhos disponíveis e os locais de desenvolvimento nas quatro regiões. Estes dados serão tratados para conceber e implementar a cocriação de workshops sobre os produtos turísticos que serão testados com consumidores reais.

De um modo geral, o projeto aumentará a competitividade marítima do setor do turismo nas Regiões Ultraperiféricas, contribuindo ao mesmo tempo para a proteção da biodiversidade marinha, a preservação do património cultural e o desenvolvimento do astroturismo marítimo, reminiscente dos antigos navegadores, como um destino sustentável para estes territórios distantes, fortalecendo as parcerias existentes, desenvolvendo capacidades e criando em conjunto produtos turísticos.

O consórcio analisará os produtos turísticos costeiros e marítimos disponíveis e os locais de desenvolvimento nas quatro regiões do projeto. Estes dados serão tratados para conceber e implementar workshops de cocriação de produtos turísticos a serem testados com clientes reais.

Com o objetivo de implementar estas atividades, o TWINNEDbySTARS recebeu apoio europeu com cofinanciamento de 85% de quase um milhão de euros da Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura.

Para mais informações e para não perder todas as novidades siga o TWINNEDbySTARS nas redes sociais.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/twinned-by-stars/

X/Twitter: https://twitter.com/TwinnedbyStars

Facebook: https://www.facebook.com/twinnedbystars

Instagram: https://www.instagram.com/twinnedbystars/

Start typing and press Enter to search