Projetos em execução
COSME
Smartiesforsme
O objetivo geral deste projeto é apoiar as PME do setor do turismo na transição ecológica e digital e promover a inovação, a resiliência, a sustentabilidade, no sentido de melhorar a qualidade da oferta turística.
O projeto teve início em setembro de 2023 e tem uma duração de 36 meses, envolvendo 8 parceiros de 6 países da UE (Itália, Grécia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Chipre).
CONVITE PARA PROJETOS INOVADORES
No âmbito do Projeto SMARTIES FOR SME, foi lançado em outubro de 2024 um convite às empresas no sentido de apresentarem projetos inovadores na área da sustentabilidade, por forma a apoiar os 75 projetos mais criativos.
Foram selecionados 15 projetos em cada um dos seguintes países:
- Portugal
- Grécia
- Chipre
- Itália
- Eslovénia
APOIO FINANCEIRO
Cada projeto selecionado receberá um montante fixo de 25,000 EUR, a pagar através de 2 parcelas intermédias de 25 % e um pagamento final de 50 % do orçamento, em função das atividades realizadas e dos resultados obtidos. A taxa de financiamento é de 100 %.
Os pagamentos aos projetos seguem a abordagem do montante fixo, o que significa que o orçamento estimado do projeto é formulado com base nas realizações, atividades e resultados do projeto proposto e, em seguida, avaliado para determinar a sua relação custo-eficácia.
TIPOLOGIA DE APOIO
Cada projeto selecionado receberá gratuitamente consultoria e apoio personalizados durante 15 meses, a partir de abril de 2025, de peritos contratados pela ACIF para este efeito.
- pelo menos duas sessões de consultoria individuais para desenvolver, implementar e promover melhor a sua ideia de negócio inovadora, incluindo apoio à adoção de boas práticas em matéria de sustentabilidade e à obtenção de certificados e rótulos internacionalmente reconhecidos;
- pelo menos três sessões envolvendo o grupo de projetos selecionados em cada país, para partilhar boas práticas e estratégias empresariais, reforçar o networking e promover a criação de redes a nível local.
Notas:
Os candidatos devem cumprir a definição de micro, pequena ou média empresa (PME), em conformidade com a Recomendação 2003/3612 da UE e o guia do utilizador para as PME:
Para efeitos do presente convite à apresentação de propostas, as PME do setor do turismo podem pertencer a quaisquer classes e categorias da NACE, desde que as suas atividades sejam relevantes para o ecossistema do turismo.
ÁREAS TEMÁTICAS
Os projetos selecionados tinham que ter criatividade e elevado potencial de inovação, sustentabilidade a longo prazo e replicabilidade.
Os projetos deviam centrar-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas:
Transição Verde e Digital;
Turismo Regenerativo;
Ligação entre o Turismo e a Agricultura.
Transição Verde e Digital
Projetos e soluções que apoiem a dupla transição das PME do setor do turismo e reforcem a sua própria resiliência e a sustentabilidade do ecossistema turístico da UE.
Turismo Regenerativo
Projetos e soluções que desenvolvam e promovam uma oferta turística que respeite a autenticidade do território local e contribua para o bem-estar das comunidades locais.
Ligação entre o Turismo e a Agricultura
Projetos e soluções que desenvolvam a sinergia entre o turismo e o ecossistema agroalimentar, especialmente promovendo a Dieta Mediterrânica como modelo de sustentabilidade alimentar no setor do turismo.
ATIVIDADES ELEGÍVEIS
Espera-se que os projetos implementem produtos, processos, serviços e/ou modelos empresariais inovadores e que consistam numa combinação de diferentes atividades que sejam fundamentais para a realização do projeto e para a obtenção dos resultados esperados.
São elegíveis várias atividades, entre as quais:
Serviços para as PME implementarem as suas ideias de negócio;
Desenvolvimento de produtos;
Estudos de mercado;
Desenvolvimento e análise de planos de negócios;
Desenvolvimento da propriedade intelectual;
Atividades de promoção e comunicação;
Formação do pessoal;
Licenças de software;
Taxas de entrada/viagem a reuniões de negócios, feiras comerciais/formação;
Processos de transição, incluindo o registo EMAS e/ou o rótulo ecológico da UE/outros sistemas de certificação reconhecidos, conducentes à sustentabilidade ambiental;
A aquisição de equipamento é elegível, mas deve ser fundamental para a obtenção dos resultados do projeto e, como recomendação não obrigatória, não deve exceder os 30 % do orçamento do projeto.
DURAÇÃO
Prevê-se que a execução dos projetos tenha uma duração de 15 meses, de abril de 2025 a julho de 2026.
PAGAMENTOS
O apoio financeiro Smarties para PME é prestado através de um montante fixo, uma forma de comunicação de custos simplificado que se centra nas atividades, realizações e resultados esperados do projeto, em vez de documentar as despesas.
Durante a fase de execução, solicita -se aos projetos que demonstrem a realização, a eficácia e a qualidade das suas atividades e realizações e que demonstrem o alcance dos resultados esperados, de acordo com o que planearam na sua proposta de projeto.
Se os resultados previstos forem entregues, os pagamentos serão efetuados. Se os resultados não forem satisfatórios, os projetos serão convidados a rever e melhorar o seu desempenho.
Março de 2025 – Conhecidos os os 15 projetos inovadores que irão beneficiar de um apoio de 25.000€, no âmbito do projeto SMARTIES, financiado pelo programa COSME [+]
Abril de 2025 – Workshop: Turismo Regenerativo e a Transição Ecológica e Digital no Setor do Turismo | Focus Group
![]() |
![]() |
Mais informações:
Ou
ERASMUS
IDEMO
I-DEMO – Improving DEstination Management Offer through game-based strategies é um projeto KA220 – Cooperation Partnerships in Vocational Education and Training (VET) cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.
Objetivo:
O I-DEMO tem como objetivo apoiar os profissionais de turismo da UE na aquisição e desenvolvimento de competências-chave no turismo baseado em jogos, a fim de promover a inovação e melhorar o desempenho global das organizações de turismo através de:
- do reforço de aptidões e competências específicas no domínio do turismo baseado em jogos;
- conceção de um curso I-DEMO “Turismo baseado em jogos”;
- criação de um conjunto de ferramentas I-DEMO para aplicar a gamificação ao turismo;
- reforçar o potencial de aplicação e replicabilidade de soluções inovadoras baseadas em jogos.
Os objetivos específicos do i-DEMO são:
OE1: melhorar as aptidões e competências específicas dos profissionais de DMO e estudantes de EFP em relação ao turismo criativo baseado em jogos;
OE2: conceber um curso de formação em linha inovador e orientado para as necessidades “Turismo baseado em jogos”, oferecido através de uma plataforma em linha, que integra várias competências transversais e específicas do sector, incluindo competências digitais, empresariais e transversais;
SO3: fornecer aos profissionais das DMO e aos estudantes de EFP um conjunto de ferramentas I-DEMO para aplicar a gamificação e estratégias criativas no planeamento de ofertas e serviços turísticos inovadores e inclusivos. O conjunto de ferramentas inclui diretrizes e um mapa virtual visual das boas práticas da UE em matéria de estratégias criativas ligadas ao turismo baseado em jogos;
OE4: aumentar o potencial de reprodução dos resultados do projeto fora dos destinos dos parceiros.
O I-DEMO centrar-se-á na obtenção dos seguintes resultados concretos:
Um perfil de competências para o turismo baseado em jogos, definindo um conjunto de competências e aptidões necessárias para os profissionais das DMO, com base na investigação dos parceiros e nos pontos fortes e na vasta experiência do consórcio em investigação, análise de necessidades e formação.
Curso em linha I-DEMO “Turismo baseado em jogos”, que oferece uma formação profissional para os profissionais do turismo, atuais e futuros, centrada nas competências digitais e transversais, bem como nas competências relacionadas com o “turismo baseado em jogos”.
Conjunto de ferramentas I-DEMO, incluindo orientações e um Mapa Virtual Visual de boas práticas da UE para aplicar a gamificação e estratégias criativas no planeamento de ofertas e serviços turísticos inovadores e inclusivos, e organização de uma Hackathon i-DEMO que incluiu 40 propostas de 8 destinos da UE.
Uma campanha de disseminação através de webinars, materiais promocionais, incluindo um manual de boas práticas da UE e histórias de transição digital bem-sucedida e/ou gamificação no turismo, para integrar os conhecimentos e os materiais produzidos nos sectores do turismo em toda a Europa.
Parceiros do projeto:
Chefe de fila: TIMESIS SRL, Itália
A Rota dos Fenícios – Rota Cultural do Conselho da Europa com sede em Itália;
Associazione Culturale Tuo Museo, Itália
Direção Regional de Turismo de Pafos, Chipre
Stichting Breda University of Applied Sciences, Países Baixos
Hellenic Open University, Grécia
ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (Portugal)
Wojewodztwo Kujawsko Pomorskie, Polónia
Duração total do projeto: 30 meses (2024-2027)
Notícias:
2025.07.18 – Fórum de discussão na ACIF-CCIM
FUNDO EUROPEU DOS ASSUNTOS MARÍTIMOS, DAS PESCAS E DA AQUICULTURA (FEAMPA)
Twinned By Stars
O projeto tem uma missão: reforçar as redes de turismo, promover as certificações, adotar práticas digitais e criar experiências inesquecíveis. Da análise ao marketing, estamos a trabalhar para um turismo sustentável.
O projeto Twinned by Stars congrega nove parceiros estratégicos de quatro regiões ultraperiféricas da União Europeia: Açores, Canárias, Martinica e baseia-se no sucesso de projetos anteriores e de redes de cooperação inter-regional na região da Macaronésia. Com base nestas experiências e incentivando a participação das comunidades locais, este projeto, apresentado no concurso EMFAF-2023-PIA-FLAGSHIP, financiado pelo Programa da União Europeia, com um orçamento de cerca de 1 milhão de euros, visa transformar as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia em destinos de ecoturismo marítimo reconhecidos internacionalmente durante os próximos 36 meses. Esta iniciativa foi concebida com o objetivo de aproveitar os benefícios do turismo para conservar a biodiversidade marinha e mitigar as alterações climáticas.
Objetivo Principal:
- Aumentar a competitividade do setor de turismo marítimo nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs).
Contribuições Adicionais:
- Aumentar a competitividade do turismo náutico nas Regiões Ultraperiféricas.
- Proteger a biodiversidade marinha e preservar o património cultural.
- Desenvolver o astro turismo marinho como destino sustentável.
Estratégias:
- Fortalecimento de parcerias já existentes.
- Capacitação e co-criação de produtos turísticos.
Viabilidade do Projeto:
- Execução de atividades concretas envolvendo entidades públicas e privadas.
- Representação da quadrupla hélice das regiões em questão.
Colaboração:
- Baseada em relações de trabalho estabelecidas em projetos anteriores.
- Envolvimento de universidades, centros de investigação, governos regionais, clusters marítimos, PME, câmaras de comércio, marinas e associações de navegação a nível europeu.
Linha Temporal:
- Duração total: 36 meses.
- Primeira Metade:
- Análise e mapeamento.
- Envolvimento das partes interessadas.
- Co-criação.
- Definição de formação.
- Segunda Metade:
- Execução da formação.
- Implementação do plano de marketing e comercialização.
- Teste do produto desenvolvido.
Site: https://twinnedbystars.eu/
#TurismoSustentável #AventurasMarítimas #ecotravel #TWINNEDbySTARSEU #CINEA #EMFAF #begreengoblue
@ulpgc_para_ti @nauticocean @marinadofunchal @acifccim @ctm_martinique @consulta_europa @clustermaritimocanarias @fcpct @agakempny
INTERREG MAC 2021 – 2027
Toggle title
Toggle content goes here, click edit button to change this text.





