FIWARE CAMP GRAN CANARIA – 16|17|18 JUNHO

Noticias, projetos

 In Noticias, projetos

O FIWARE CAMP é um evento no âmbito do Projeto FiiHub, cofinanciado pelo INTERREG MAC 2014/2020, em que a ACIF-CCIM  é parceira e tem como entidade responsável o Cabildo Insular de La Palma.
Este evento internacional, com foco na Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Financiamento, organizado pela Sociedade de Promoção Econômica de Gran Canaria (SPEGC), também parceiro do referido projeto, será realizado no INFECAR, Las Palmas de Gran Canaria, nos dias 16, 17 e 18 de junho, em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão em streaming.

O registo é gratuito e a abertura de “portas” terá lugar na quarta-feira, 16 de junho, esperando-se uma grande adesão, dada a importância deste tipo de iniciativa europeia.

O FIWARE CAMP destina-se a:

 

  • PME, startups e empresas que desenvolvem e comercializam soluções inteligentes baseadas em plataformas de código aberto;
  • Profissionais interessados em conhecer as soluções integradas no FIWARE;
  • Entidades públicas que desejem desenvolver as suas soluções com total compatibilidade com a plataforma FIWARE;
  • Estudantes, universitários e estudantes de formação profissional em tecnologias de informação, telecomunicações, etc.

Os principais objetivos da iniciativa FIWARE CAMP são:

  • Mostrar as oportunidades que a tecnologia, de código aberto FIWARE, oferece como ferramenta para melhorar a produtividade e desenvolver novos mercados;
  • Promover e facilitar a adoção do FIWARE entre os fornecedores de soluções inteligentes, como padrão para o desenvolvimento de produtos e serviços, que aproveitem o potencial da IoT com a gestão de informações e serviços BIG DATA na CLOUD;
  • Unir o ecossistema da inovação com a comunidade global FIWARE, reunindo profissionais, empresários, investidores, estudantes, etc., do setor publico e privado;
  • Posicionar o Centro de Inovação Digital (DIH) das Ilhas Canárias (CIDIHub) como um centro de inovação digital com tecnologias futuras da Internet.

As sessões da manhã contarão com a participação de especialistas, que analisarão e aprofundarão iniciativas, como o FIWARE, uma plataforma europeia de soluções tecnológicas de código aberto para a aceleração dos modelos de negócio. Conhecer as «Open Call» como uma oportunidade para o financiamento, não reembolsável, de projetos e experiências tecnológicas e também aprofundar os chamados «SmartDest» (destinos inteligentes), apresentando histórias de sucesso a nível regional, nacional e europeu.

Durante as sessões da tarde, serão realizados dois workshops (que decorrem ao longo dos três dias do evento). O primeiro, “INTRODUCTION TO THE FIWARE TECHNOLOGICAL ENVIRONMENT” (Introdução ao Ambiente Tecnológico FIWARE), destina-se a pessoas que procuram aprofundar os conhecimentos em tecnologias e soluções que o FIWARE oferece. O segundo, “DESIGN OF INNOVATIVE PRODUCTS AND SERVICES” (Desenho de Produtos e Serviços Inovadores), destina-se a empresas e empresários que procuram melhorar e/ou desenvolver um modelo de negócio com garantias de sucesso.

Este evento contará com uma atividade transversal, a “FIWARE CHALLENGE”. Nesta atividade, os estudantes das duas universidades de Canárias terão o desafio de desenvolver soluções para o distanciamento social, utilizando dados que lhes serão fornecidos, como câmeras 3D, sensores de ruído, dados estáticos, etc.

A Agenda do Evento:

Start typing and press Enter to search