Workshop sobre o Cuscuz – inscreva-se até 31 de maio

Noticias, projetos

 In Noticias, projetos

 Cuscuz
Primeiro workshop SABOREA Madeira

 

Exmos. Senhores,

A ACIF-CCIM, na qualidade de entidade parceira no projeto de cooperação transnacional SABOREA, tem o prazer de apresentar o Workshop CUSCUZ, uma organização ACAPORAMA – Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, que terá lugar no próximo dia 3 de junho, na Escola Agrícola da Madeira.

Neste evento será apresentada uma proposta de rota gastronómica sobre este alimento, com a colaboração da Drª Sónia Marques, gestora de projeto da APCA.

Haverá ainda oportunidade para os participantes ficarem a par de todo o processo de produção do Cuscuz com a ajuda da Produtora Cristina Chá-chá e, a finalizar a sessão, será realizado um “Show Cooking” pelo Chef Duarte Martins, com a preparação de um prato confecionado com Cuscuz e outros produtos de produção regional.

Este é o primeiro de uma série de Workshops sobre gastronomia regional da Madeira e Porto Santo que a ACAPORAMA irá realizar ao longo da duração do Projeto SABOREA.

A participação nestes workshops é aberta ao público em geral mas é, sobretudo, destinada aos profissionais da hotelaria e restauração, pois o propósito dos workshops é divulgar o potencial dos alimentos de produção local que serão base de conteúdo de cada workshop, e ainda promover a respetiva introdução nas ementas dos restaurantes da Região.

As inscrições para o Workshop sobre o Cuscuz  deverão ser realizadas até ao dia 31 de maio através do e-mail [email protected], ou do telefone 291 761 640.

O projeto SABOREA, financiado no âmbito do programa INTERREG MAC 14-20, consiste na conceção de um Plano Diretor para posicionar a Macaronésia como destino turístico gastronómico, gerando assim impactos positivos nos territórios participantes a nível económico, territorial, ambiental e social.

O SABOREA visa resgatar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do Espaço Atlântico Madeira (origens dos pratos, produtos, técnicas, etc.).

A troca de conhecimentos vai permitir a geração de uma cozinha atlântica própria, com um núcleo central partilhado, com vista a potenciar as relações entre entidades e profissionais e enriquecer a gastronomia. O conceito está associado à designação de Atlântico Médio, que terá brevemente uma plataforma de divulgação das iniciativas em todas as regiões envolvidas no SABOREA.

O SABOREA tem como chefe de fila o Cabildo Insular de Lanzarote e diversos parceiros na Madeira, Açores, Mauritânia e Senegal. Na Região Autónoma da Madeira são parceiros da ACAPORAMA a Direção Regional de Turismo, a Universidade da Madeira – UMa, a Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM) e a Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA Madeira).

Start typing and press Enter to search