ACIF participa em reunião do Projeto Insulae

Destaques, projetos

 In Destaques, projetos

A ACIF-CCIM e a EEM  participaram numa reunião de consórcio do projeto INSULAE, a decorrer em Bornholm, na Dinamarca, de 21 a 23 de junho.

Neste encontro estiveram a ser apresentados e discutidos os progressos alcançados nos primeiros 36 meses do projeto, contando com a presença do respetivo Project Officer da Comissão Europeia, Antonios Marinopoulos.

Houve oportunidade de conhecer o sistema de produção e gestão de energia da Ilha, assim como diversas infraestruturas, entre as quais o Campus de Bornholm, no qual esta instalado um sistema de carregamento inteligente de veículos elétricos, com painéis fotovoltaicos e uma bateria, um sistema de produção híbrido (painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas) com baterias para armazenamento de energia, uma central de biomassa para produção e distribuição de calor e ainda uma central de biogás.

Relembramos que o INSULAE é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa Horizonte 2020, que tem como objetivo fomentar a implementação de soluções inovadoras para a descarbonização das ilhas da União Europeia. Teve início em abril de 2019 e terminará em novembro de 2023.

O INSULAE agrega 26 parceiros de diversos países, incluindo instituições de pesquisa, universidades, serviços públicos, municípios e empresas que atuam no setor da energia, sendo o consórcio liderado pelo centro de pesquisa espanhol CIRCE. Na Madeira, os parceiros do projeto são a EEM-Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A., que lidera as atividades a desenvolver na Madeira, e a ACIF– Câmara de Comércio e Indústria da Madeira.

Start typing and press Enter to search