Encontro SABOREA

Eventos

 In Eventos

 

O V Encontro Transnacional do Projeto SABOREA realizou-se na Madeira, de 3 a 6 de março, com a presença de uma  comitiva de empresários provenientes de Canárias, de Cabo Verde, da Mauritânia e do Senegal.

O SABOREA, projeto apoiado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, visa resgatar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do Espaço Atlântico, potenciando a troca de conhecimento e de experiências entre entidades e profissionais de cada Região, de forma a serem definidas estratégias conjuntas de promoção e de enriquecimento da gastronomia dos diversos territórios.

São parceiros regionais a ACIF-CCIM, a ACAPORAMA, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, a APCA Madeira  e a Universidade da Madeira.

Na sexta-feira, dia 3 de março, houve lugar a um jantar de boas vindas no Restaurante Taberna Madeira, localizado na zona velha da cidade.

No dia 4 de março, realizou-se de manhã uma visita guiada ao Mercado dos Lavradores, onde os nossos parceiros puderam conhecer o mercado do peixe e as principais frutas e produtos hortícolas da Região, seguindo-se uma visita guiada às Caves da Madeira Wine que culminou com as habituais provas de vinho.

Ainda no âmbito  deste encontro,  na parte da tarde, realizou-se uma  reunião técnica dos parceiros, na Universidade da Madeira, na qual foi feito um ponto de situação das atividades a desenvolver em cada território, bem como o planeamento das ações a desenvolver nos próximos meses.

 

O segundo dia deste encontro, dia 5 de março,  foi reservado a uma experiência gastronómica no Parque Ribeira Primeira, no Santo da Serra, onde houve lugar a uma pescaria animada para os que se aventuraram a experimentar apanhar a sua própria truta.

No dia 6 de março, último dia do encontro, houve lugar a um seminário aberto ao público, na Universidade da Madeira – Colégio dos Jesuítas,  onde foram dinamizadas duas mesas redondas, com a participação de empresários regionais e de Canárias.

A sessão de abertura contou com a presença da Vice-reitora da Universidade da Madeira, Elsa Fernandes e com o Conselheiro do Cabildo Insular de Lanzarote, Andrés Perdomo.

Seguiu-se uma apresentação do projeto SABOREA  efetuada pelo Chef de Serviço do Cabildo Insular de Lanzarote, Juan Betancort, enquanto líder deste projeto.

O I painel, dedicado ao tema “ A Estratégia de Promoção  do Turismo Gastronómico” foi moderado pela Diretora Regional do Turismo, Dorita Mendonça,  contando com os seguintes interlocutores

  • Fabíola Pereira – Administradora do Grupo Porto Bay
  • Carlos Gonçalves – Chef Executivo do Grupo Savoy
  • Mara Franco – Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão e Coordenadora do Projeto CITUR
  • Alcides Nóbrega – Presidente da Confraria Enogastronómica da Madeira
  • José Valle Martinez – Presidente da Câmara de Comércio de Lanzarote

 

 o II painel, dedicado ao tema “ A Adequação da Gastronomia às Novas Tendências” foi conduzido pelo Diretor da ACIF-CCIM, Mauricio Marques, contando com os seguintes interlocutores:

  • Júlio Pereira – Administrador e Chef Executivo do Restaurante Kampo
  • Carlos Batista – Presidente do Conselho de Administração da Insular
  • Márcio Nóbrega – Gerente do Grupo MLE
  • José Antonio Morales Cáceres – Gerente de La Finca Vega Costa
  • Victor Díaz Figueroa – Gerente Bodegas Vulcano

 

Após o seminário, foi tempo da comitiva se deslocar a Câmara de Lobos para um almoço promovido pela Confraria Enogastronómica da Madeira e à Vila da Calheta para uma visita à Sociedade dos Engenhos da Calheta.

SABOREA: https://www.saboreamadeira.com/

 

 

Start typing and press Enter to search